Projeto “Clássicos em Cena” agora também em Santa Bárbara d’Oeste
07.03.2023
A agenda cultural de Santa Bárbara d’Oeste ganha um evento de peso a partir do dia 17 de março, com a chegada do projeto ‘Clássicos em Cena’, que promove apresentações gratuitas e comentadas de música clássica e instrumental. A cada mês, um grupo convidado diferente se apresenta. Todos são acompanhados pelo maestro Parcival Módolo, que, de forma leve e divertida, compartilha com o público comentários sobre os compositores, contexto e história da música, tornando a experiência ainda mais enriquecedora.
Em Santa Bárbara, as apresentações, patrocinadas pela Romi S.A., por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, serão na Estação Cultural da Fundação Romi, na terceira sexta-feira de cada mês, às 20h. A exceção é em abril: por causa dos feriados do mês, o próximo concerto será no dia 14/04.
Quem abre a programação na cidade no dia 17/03 é o quinteto de metais Metallumfonia. Formado por músicos da região metropolitana de Campinas que atuam como docentes do Departamento de Música da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, o Metallumfonia proporciona ao público a oportunidade de ver, ouvir, e apreciar de forma mais intensa a interpretação dos instrumentos de metal. Esses instrumentos sempre são ouvidos nos naipes das Orquestras e Bandas, mas a formação de grupos em que eles atuam como solistas ainda é uma novidade.
Metallumfonia é formado por Paulo Ronqui e Jeferson Anastácio (trompetes), Isac Emerick (trompa), Robson de Nadai (trombone) e Fransoel Decarli (trombone baixo). O repertório do grupo, formado em 2003, enfatiza a música de boa qualidade, seja ela de compositores brasileiros ou estrangeiros, de todos os períodos musicais, uma vez que a música transcende o tempo e as nações.
Fundação Romi e Romi S.A
A temporada 2023 do projeto Clássicos em Cena em Santa Bárbara d’Oeste tem apoio da Fundação Romi, sede das apresentações, e é um patrocínio da Romi S.A., por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Fundada em 1930 como uma oficina de reparo de automóveis, a Romi S.A conta com 11 unidades fabris no Brasil e mais 02 na Alemanha, e fornece produtos e serviços no mercado nacional e internacional para os mais variados setores da indústria, como aeronáutica, defesa, fabricantes e fornecedoras da cadeia automobilística, bens de consumo em geral, máquinas e implementos agrícolas e máquinas e equipamentos industriais. A empresa é a mantenedora da Fundação Romi, fundada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, com a missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura.
Serviço:
Ministério da Cultura e Romi S.A. apresentam:
Clássicos em Cena em Santa Bárbara d’Oeste
Com grupo convidado: Metallumfonia
Data: 17/03 (sexta-feira)
Horário: 20h
Entrada Franca
Local: Estação Cultural da Fundação Romi – Av. Tiradentes, 2 – Centro – Santa Bárbara d’Oeste
+ notícias